Mapas da Poesia Hispânica


Mapas da poesia hispânica dos últimos 30 anos constitui-se como um projeto interinstitucional e internacional levado a cabo pelos professores Margareth Santos (USP) e Alessandro Mistrorigo (Università Ca’Foscari-Veneza/Itália) e teve seu pontapé inicial com a proposta de dossiê do número 21 da Revista Caracol, da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Universidade de São Paulo (USP).

A ideia primeira dos professores responsáveis foi a de rastrear possíveis caminhos críticos nos mapas que os vários discursos poéticos foram desenhando no vasto espaço geográfico-cultural que corresponde ao mundo hispânico. Para tanto, o número 21 da Caracol propôs a discussão da expressão poética a partir de quatro perspectivas distintas: a poesia como texto (poesia “tradicional”); como objeto (poesia concreta, visual, etc.); como performance/ação (música, teatro, cabaré literário, etc.) e como encontro (arte, culturas e distintas línguas, fronteira, etc.).

Ademais dessas propostas de debate, apresentou-se a vários críticos e autores um questionário que tentava abarcar os caminhos diversos da poesia nesses últimos 30 anos e esse questionário com suas respostas se pode ler nessa página e, no segundo semestre de 2021, na Revista Caracol 21.

Futuramente, a página com os questionários se transformará num site que oferecerá mais informações, debates, vídeos, performances e leituras em torno do universo poético do lapso temporal proposto pelo projeto.

Para maiores informações, estudiosos e autores podem entrar em contato com os professores responsáveis através do e-mail oficial e institucional do projeto: mapaspoesiahispanica@usp.br

Profª Drª Margareth Santos

Prof. Dr. Alessandro Mistrorigo

Link para acessar o questionario: http://espanhol.fflch.usp.br/form/mapas-de-la-poesia-hispanica-map