DOUTORADO em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (modelo interpretativo de aquisição/ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira com base no pensamento complexo, 2006; MESTRADO em Semiótica e Lingüística Geral (Aquisição-aprendizagem de línguas estrangeiras), 2001; GRADUAÇÃO em Letras (Espanhol e Português,1982, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atualmente, é professora das disciplinas de Língua Espanhola do Depto de Letras Modernas da FFLCH/USP, área de Didática de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana e do Programa de Pós-Graduação de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: aquisição-aprendizagem, ensino de espanhol para adolescentes e adultos, educação/formação de professores de Espanhol como língua estrangeira, processamento de espanhol língua estrangeira, aspectos contrastivos entre o português brasileiro e o espanhol, recursos didáticos e Pensamento Complexo. |