Teses Defendidas


É possível ter acesso ao texto integral das teses defendidas a partir do ano de 2006 disponíveis no site da Biblioteca Digital da USP (link: https://www.teses.usp.br/)

2024

Em breve

2023

A voz do narrador de futebol na construção das seleções nacionais como mercadorias não corpóreas no Brasil e na Argentina
Discente: Martin Ernesto Russo
Orientadora: Adrián Pablo Fanjul
Data da defesa: 17/04/2023
2022


Entre o lembrar e o esquecer: a corrosão de relações afetivas em narrativas e poemas latino-americanos contemporâneos

Aluna: Renata Cristina Pereira Raulino
Orientadora: Adriana Kanzepolsky
Data da defesa: 16/12/22

O que pode o corpo escrito? Das possibilidades de uma vida outra nas narrativas contemporâneas
Aluna: Ana Carolina Macena Francini
Orientadora: Ana Cecilia Arias Olmos
Data da defesa: 22/09/22

Entre Maitena e PowerPaola: uma historiografia sin fronteras de histórias em quadrinhos hispano-americanas traduzidas no Brasil
Aluna: Bárbara Zocal da Silva
Orientadora: Heloisa Pezza Cintrão

Data da defesa: 15/08/22

Da prática à teoria e da teoria à prática: reflexões em torno a uma proposta de material de ensino da tradução no par português-espanhol a partir de uma perspectiva contrastiva
Aluna: Bruna Macedo de Oliveira
Orientadora: Heloisa Pezza Cintrão

Data da defesa: 05/07/22

Encuentro de la Cultura Cubana e o arquipélago de papel: Cuba imaginada por uma revista diaspórica
Aluno: Vitor Kawakami
Orientadora: Idalia Morejón Arnaiz

Data da defesa: 04/04/22

2021


Prudência e jurisprudência: a função do conselho filosófico-político-moral na Espanha do século XVII. Epigramas funerários de gênero admirabile vel turpe e sonetos de Francisco de Quevedo e Luís de Góngora
Aluna: Ana Paula Silva
Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira
Data da defesa: 07/10/2021

Imagens da alteridade na literatura latino-americana contemporânea
Aluna: Rafaela Cássia Procknov
Orientadora: Ana Cecilia Arias Olmos
Data da defesa: 01/10/2021

O discurso de ódio nos cacerolazos (Argentina) e "panelaços" (Brasil): padrões comuns e diferenças
Aluno: Ramiro Carlos Humberto Caggiano Blanco
Orientadora: Maria Zulma Moriondo Kulikowski
Data da defesa: 28/09/2021

As formas do drama sacramental em Los sueños de Quevedo
Aluna: Vania Pilar Chacon Espindola
Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira
Data da defesa: 23/09/2021

Fronteiras e imigrantes no discurso político eleitoral dos presidenciáveis nas eleições de 2014 no Brasil e de 2015 na Argentina
Aluna: Gisele Souza Moreira
Orientador: Adrián Pablo Fanjul
Data da defesa: 26/02/2021

2020

 

A inclusão da língua espanhola no ensino secundário brasileiro e os primeiros gestos de gramatização: os anos 1920 e a Era Vargas
Link: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-04062020-125900/pt-br.php
Aluna: Laura Sokolowicz
Orientador: María Teresa Celada
Data da defesa: 14/02/2020

2019

 

As relativas restritivas no espanhol e no português brasileiro: afinal, que estratégias de relativização preferem os falantes nativos do espanhol e não nativos brasileiros aprendizes de espanhol como língua estrangeira?
Link: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-27022020-135733/pt-br.php
Aluna: Isabel Cristina Contro Castaldo
Orientadora: Neide T. Maia González
Data da defesa: 29/11/2019

 

Nós contra eles: a descortesia no contexto político-ideológico na rede social Facebook no Brasil e na Argentina
Link: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-28022020-170621/pt-br.php
Aluno: Fabio Barbosa de Lima
Orientadora: María Zulma Moriondo Kulikowski
Data da defesa: 02/10/2019

 

Retornos sobre a infinita luz azul. Poesia, memória e história em Rafael Alberti
Link: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-13082019-131825/pt-br.php
Aluno: Mayra Moreyra de Carvalho
Orientadora: Margareth dos Santos
Data da defesa: 2019

 

Recreaciones poéticas del Quijote en español y portugués (1605 - 2015)
Link: https://riuma.uma.es/xmlui/handle/10630/19101
Aluna: Cristina Miranda Menezes
Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira
Data da defesa: 2019

 

Quevedo y Los sueños
Link: não disponível na Biblioteca de Teses da USP
Aluno: Vania Pilar Chacon
Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira
Data da defesa: 2019

 

Cartografias corporais em trânsito: violência, desejo e êxtase na escrita de Néstor Perlongher
Link: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-02122019-164043/pt-br.php
Aluna: Debora Duarte dos Santos
Orientador: Pablo Fernando Gasparini
Data da defesa: 2019

De rocks, murgas e maracatus: o fazer musical e a construção do 'local' sob o neoliberalismo latino-americano da virada de século. Um estudo comparativo das bandas Bersuit Vergarabat (Argentina) e Chico Science & Nação Zumbi (Brasil)
Link:
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5201

Aluna: Larissa Fostinone Locoselli

Orientador: Adrián Pablo Fanjul

Data da Defesa: 19/06/2019

Canción con todos? O jogo de forças no discurso pedagógico sobre a língua espanhola e a construção de relações de sentido
Link:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-16082019-124010/pt-br.php

Aluna: Greice de Nobrega e Sousa

Orientador: Adrián Pablo Fanjul

Data da Defesa: 24/05/2019

Vai ficar tudo bem/Todo va a estar bien: o emprego do verbo estar no Português Brasileiro e no Espanhol Argentino
Link:
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-16092019-151032/pt-br.php

Aluna: Talita Vieira Moço

Orientadora: Neide T. Maia González

Data da defesa: 14/05/2019

Tópico, foco e contraste no português brasileiro e no espanhol peninsular: uma visão discursivo-funcional da ordenação dos constituintes
Link: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-27052019-113831/pt-br.php
Aluna: Solange Labbonia

Orientadora: Neide T. Maia González

Data da defesa: 27/02/2019

2018

Memória, corpos e nação. Uma leitura de ‘Días de fuego’, de Luis Fernando Cueto Chavarría e "Estrella distante" (1996), de Roberto Bolaño
Link: não disponível na Biblioteca de Teses da USP

Aluna: Adriana Binatti Martínez

Orientadora: Ana Cecilia Arias Olmos

Data da defesa: 2018

O peso da história na dramaturgia de Rodolfo Usigli, Vicente Leñero e Sabina Berman
Link:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-16042019-112700/pt-br.php

Aluno: Robson Batista dos Santos Hasmann

Orientadora: Laura Hosiasson

Data da defesa: 28/11/2018

Roberto Bolaño e a utopia de Arturo Belano
Link:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-01082019-164843/pt-br.php

Aluno: Jader Wanderley Muniz de Souza

Orientadora: Laura Hosiasson
Data da defesa: 01/05/2018

O grande teatro do mundo: práticas retórico-poéticas no Criticón, de Baltasar Gracián
Link:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-20032019-094232/publico/2018_GustavoLuizNunesBorghi_VCorr.pdf

Aluno: Gustavo Luiz Nunes Borghi

Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira

Data da defesa: 2018

A representação dentro da representação, ou marcas dramáticas em três episódios do Quixote de 1615: ‘A Dulcineia encantada’, ‘A condessa Trifaldi’ e ‘A viagem de Clavilenho’
Link: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-21082018-113207/publico/2018_MariaCeciliaBarretoDeToledo_VCorr.pdf
Aluna: Maria Cecília Barreto de Toledo
Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira
Data da defesa: 2018

2017

Atitudes, representações e políticas linguísticas: lugares que a língua espanhola ocupa no imaginário de paranaenses
Aluno: Tadinei Daniel Jacumasso
Orientador: Adrián Pablo Fanjul
Data da Defesa: 08/12/2017

(Des) cortesia: estudo contrastivo em corpua representativo de Buenos Aires e São Paulo
Aluna: Cibelle Correia da Silva
Orientadora: Maria Zulma Moriondo Kulikowski
Data da Defesa: 22/11/2017

O que cabe entre essas 4 linhas? Análise discursiva de tiras cômicas argentinas e brasileiras sobre as copas de 1994 e 2014
Aluna: Rosangela Aparecida Dantas de Oliveira
Orientadora: Maria Zulma Moriondo Kulikowski
Data da Defesa: 29/09/2017

Formas de vertigem: uma estética donosiana
Aluna: Liliana Patricia Marles Valencia
Orientadora: Laura Janina Hosiasson
Data da Defesa: 26/09/2017

Dom Quixote e o jovem leitor: estudo das adaptações da obra e sua recepção no âmbito escolar (Brasil e Espanha)
Aluna: Paula Renata de Araujo
Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira
Data da Defesa: 20/04/2017

 

Adequação da tópica de um gênero poético do século XVI espanhol: a écloga
Aluna: Esther Karina Feria Zitelli
Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira
Data da Defesa: 31/03/2017

Sob a ordem da mistura: a palavra literária renovada na enunciação e pelas coerções da leitura graduada em língua espanhola
Aluna: Neide Elias
Orientadora: Neide Therezinha Maia Gonzalez
Data da Defesa: 13/03/2017

2016

O acontecimento Eloísa Cartonera: memória e identificações
Aluna: Flavia Braga Krauss de Vilhena
Orientadora: Maria Teresa Celada
Data da Defesa: 21/10/2016

Personagens escritores na narrativa de Max Aub
Aluna: Karina Arruda Cruz
Orientadora: Valeria De Marco
Data da Defesa: 08/07/2016

 

A vida como ela é no mundo de faz de contas: uma análise enunciativa-discursiva das revistas Gente e Contigo!
Aluna: Lorena Mariel Menón
Orientador: Adrian Pablo Fanjul
Data da Defesa: 29/04/2016

 

Cultura enquanto objeto discursivo - considerações e lineamentos sobre seu papel em práticas de ensino de língua estrangeira, especificamente nas de espanhol para brasileiros
Aluno: Jorge Rodrigues de Souza Junior
Orientadora: Maria Teresa Celada
Data da Defesa: 18/04/2016

A cortesia em grupos de estudo: as diferentes estratégias utilizadas por brasileiros e chilenos no contexto acadêmico
Aluna: Adriana Marcelle de Andrade Freitas
Orientadora: Maria Zulma Moriondo Kulikowski
Data da Defesa: 30/03/2016

2015

Interstícios ideológicos nos Quixotes de Cervantes, Avellaneda e Montalvo: um estudo comparativo sobre as representações sociais dominantes nas obras
Aluno: John Lionel O'Kuinghttons Rodriguez
Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira
Data da Defesa: 07/12/2015

Três poetas e três tempos do exílio espanhol de 1939: Luis Cernuda, Emilio Prados e Max Aub
Aluno: Ivan Martucci Forneron
Orientadora: Valeria De Marco
Data da Defesa: 10/11/2015

Sujeito-língua-tecnologia: marcas de uma relação complexa em enunciados produzidos em diferentes práticas de ensino/aprendizagem de Espanhol (EAD e presencial) em meio digital
Aluna: Raquel La Corte dos Santos

Orientadora: Neide Therezinha Maia Gonzalez

Data da Defesa: 14/08/2015

Naturaleza, nación y tensión en los Romanticismos argentino y brasileño
Aluno: Diego Alejandro Molina

Orientadora: Valeria De Marco

Data da Defesa: 06/08/2015

Bastidores de Papeles de Son Armadans: as correspondências. Cela e os exilados: Alberti, Aub, Castro e Emilio Prado
Aluna: Solange Chagas do Nascimento Munhoz

Orientadora: Valeria De Marco

Data da Defesa: 22/06/2015

Um enredo e três discursos: destruição e renascimento de Numancia sob a ótica de Miguel de Cervantes e Rafael Alberti
Aluna: Eleni Nogueira dos Santos

Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira

Data da Defesa: 13/04/2015

Artifícios engenhosos dos loucos fingidos no teatro de Lope de Vega
Aluna: Ana Aparecida Teixeira de Souza

Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira

Data da Defesa: 10/04/2015

O Objeto pronomial acusativo de 3ª pessoa nas variedades de espanhol de Madrid e Montevidéu comparado ao português brasileiro: clíticos como manifestação visível e objetos nulos como manifestação não visível da concordância do objeto
Aluna: Adriana Martins Simões

Orientadora: Neide Therezinha Maia Gonzalez

Data da Defesa: 09/04/2015

As adaptações do Quixote no Brasil (1886-2013): uma discussão sobre retraduções de clássicos da literatura infantil e juvenil
Aluna: Silvia Beatriz Cobelo

Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira

Data da Defesa: 09/04/2015

2014

A competição entre os discursos e as artes na Historia de la conquista de México de Dom Antonio de Solís
Aluna: Deolinda de Jesus Freire

Orientadora: Maria Teresa Cristofani de Souza Barreto

Data da Defesa: 05/12/2014

O crime e as trangressões da letra: o gênero policial em Juan José Saer e Ricardo Piglia
Aluno: Eduardo Fava Rubio

Orientadora: Ana Cecilia Arias Olmos

Data da Defesa: 07/11/2014

Escritura y novela en Colombia, 1990-2005
Aluna: Aleyda Nuby Gutiérrez Mavesoy
Orientadora: Ana Cecilia Arias Olmos
Data da Defesa: 14/10/2014

Limites precisos ou fronteiras que desaparecem? As construções impessoais e passivas com o clítico SE/SE no português brasileiro e no espanhol
Aluno: Benivaldo José de Araújo Júnior
Orientadora: Neide Therezinha Maia Gonzalez
Data da Defesa: 26/02/2014

2013

General, globalizada, neutra, panhispánica e transnacional: la lengua, muitos nomes, um produto
Aluno: Andrea Silva Ponte
Orientadora: Neide Therezinha Maia Gonzalez
Data da Defesa: 29/11/2013

Por trás do véu e da espada: o disfarce subjacente à representação das personagens cervantinas
Aluno: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida
Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira
Data da Defesa: 27/08/2013

Inundação musical: a música da poesia modernista hispano-americana
Aluno: Andre Fiorussi
Orientadora: Maria Teresa Cristofani de Souza Barreto
Data da Defesa: 28/03/2013

Miguel de Cervantes y Autran Dourado: diálogo crítico entre poéticas
Aluna: Marta Pérez y Rodriguez

Orientadora: Maria Augusta da Costa Vieira

Data da Defesa: 04/03/2013

2012

 

Percepção, recordação e linguagem - ensaio e ficção em El río sin orillas, de Juan José Saer
Aluno: Cristiane Checchia
Orientador: Ana Cecilia Arias Olmos
Data da Defesa: 04/12/2012

Entre pátrias, pandeiros e bandoneones: o embate entre vozes marginais e disciplinadoras em composições de samba e tango (1917 - 1945)
Aluno: Andreia dos Santos Menezes
Orientador: Adrian Pablo Fanjul
Data da Defesa: 17/10/2012

2011


Elementos de cortesia e atenuação no português rio-pretense e no espanhol malaguenho - um estudo comparativo

Aluno: Patricia Gimenez dos Santos Minari
Orientador: Maria Zulma Moriondo Kulikowski
Data da Defesa: 11/08/2011


Cavalaria e picaresca no Romance d'A Pedra do Reino de Ariano Suassuna
Aluno: Maria Inês Pinheiro Cardoso
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 25/02/2011

2010

 

Análise das dificuldades dos estudandes brasileiros de E/LE na percepção e na produção dos sons aproximantes e nasais em língua espanhola
Aluno: Egisvanda Isys de Almeida Sandes
Orientador: Maria Zulma Moriondo Kulikowski
Data da Defesa: 20/08/2010


Bárbaro e Nosso. Indigenismo y vanguardia en Oswald de Andrade y Gamaliel Churata
Aluno: Meritxell Hernando Marsal
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 26/07/2010


Língua viva, letra morta: obrigatoriedade e ensino de espanhol no arquivo jurídico e legislativo brasileiro
Aluno: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues
Orientador: Maria Teresa Celada
Data da Defesa: 31/05/2010

2009

 

A estrutura informacional e as duplicações: uma contribuição ao ensino de E/LE
Aluno: Valdirene Filomena Zorzo Veloso
Orientador: Mirta María Groppi Asplanato de Varalla
Data da Defesa: 08/12/2009


O sujeito pronominal no português uruguaio da região fronteiriça Brasil - Uruguai
Aluno: Silvia Etel Gutierrez Bottaro
Orientador: Neide Therezinha Maia Gonzalez
Data da Defesa: 04/12/2009


O dilaceramento da experiência. As poéticas da desolação de Bernardo Carvalho e Sergio Chejfec
Aluno: Paulo Cesar Thomaz
Orientador: Ana Cecilia Arias Olmos
Data da Defesa: 17/08/2009


A língua (vi)vida: palavra e silêncio em El Zorro de Arriba y El Zorro de Abajo de José María Arguedas
Aluno: Ligia Karina Martins de Andrade
Orientador: Maria Zulma Moriondo Kulikowski
Data da Defesa: 31/07/2009


Conseqüências sintáticas e semânticas das relações de possessão em espanhol e na produção não nativa de brasileiros
Aluno: Maria Alicia Gancedo Alvarez
Orientador: Neide Therezinha Maia Gonzalez
Data da Defesa: 24/03/2009


O que crer (não) quer dizer: multiplicidade de vozes na manifesação de crenças e estereótipos de estudantes de tradução de língua espanhola
Aluno: Angélica Karim Garcia Simão
Orientador: Neide Therezinha Maia Gonzalez
Data da Defesa: 23/03/2009


Jorge Semprún: forma precária e literatura de testemunho
Aluno: Marcia Romero Marçal
Orientador: Valeria De Marco
Data da Defesa: 19/03/2009


Exemplo e desengano: defesa da mulher na obra de María de Zayas
Aluno: Rosangela Schardong
Orientador: Maria Augusta da Costa Vieira
Data da Defesa: 06/03/2009


Rodolfo Walsh, o criptógrafo. Relações entre escrita e ação política na obra de Rodolfo Walsh
Aluno: Silvia Beatriz Adoue
Orientador: Valeria De Marco
Data da Defesa: 04/02/2009

2008

 

Civilização vs barbárie em Andrés Rivera: uma singular (re)elaboração literária
Aluno: Fiorina Matilde Macedo Torres
Orientador: Ana Cecilia Arias Olmos
Data da Defesa: 15/08/2008


Monteiro Lobato e a Argentina: mediações culturais
Aluno: Maria Paula Gurgel Ribeiro
Orientador: Ana Cecilia Arias Olmos
Data da Defesa: 08/08/2008


Figuras modernas en las letras latinoamericanas
Aluno: José Luis Martinez Amaro
Orientador: Maria Teresa Cristofani de Souza Barreto
Data da Defesa: 07/08/2008


Nomes próprios: análise de antropônimos do espanhol escrito
Aluno: Eduardo Tadeu Roque Amaral
Orientador: Mirta María Groppi Asplanato de Varalla
Data da Defesa: 02/07/2008

2007

 

A poética do amor e do cômico. Uma leitura de El Perro del Hortelano e La Dama Boba, de Lope de Vega
Aluno: Sandra Regina Keppler
Orientador: Maria de la Concepción Piñero Valverde
Data da Defesa: 28/09/2007


Da palavra ao traço: Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia del Toboso
Aluno: Célia Navarro Flores
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 13/09/2007


O que eu falo não se escreve. E o que eu escrevo alguém fala? A variabilidade no uso do objeto anafórico na produção oral e escrita de aprendizes brasileiros de espanhol
Aluno: Rosa Yokota
Orientador: Neide Therezinha Maia Gonzalez
Data da Defesa: 09/08/2007


De mujeres, palomas, y guerra: gritos y silencios en 'La plaza del diamante' de Mercè Rodoreda
Aluno: Josefa Buendía Gómez
Orientador: Maria de la Concepción Piñero Valverde
Data da Defesa: 29/03/2007

 

Penelopéias silentes
Aluno: Romilda Mochiuti
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 02/03/2007

2006

 

La creación de un imaginario. La generación literaria del 45 en Uruguay
Aluno: Elvira Blanco Blanco
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 29/11/2006


Lo que uno/a comprende, lo que uno/a dice - compreensão e produção do espanhol como língua estrangeira por adultos brasileiros em situação de ensino e aprendizagem
Aluno: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno
Orientador: Neide Therezinha Maia Gonzalez
Data da Defesa: 21/11/2006


Ángel Rama, Emir Rodríguez Monegal y el Brasil: dos caras de un proyecto latinoamericano
Aluno: Pablo Hugo Rocca Pesce
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 20/10/2006


Colocar lupas, transcriar mapas - iniciando o desenvolvimento da competência tradutória em nível básico de espanhol como língua estrangeira
Aluno: Heloísa Pezza Cintrão
Orientador: Mirta María Groppi Asplanato de Varalla
Coorientador: Fabio Alves da Silva Junior
Data da Defesa: 06/10/2006


Afinidades y oposiciones en la narrativa colombiana - una lectura de Jorge Isaacs, José Asunción Silva, Gabriel Garcia Marquez y Álvaro Mutis
Aluno: Alfredo Laverde Ospina
Orientador: Ana Cecilia Arias Olmos
Data da Defesa: 19/05/2006


Desastres do pós-guerra civil espanhola. Uma leitura de 'Tiempo de Silencio', de Luis Martín-Santos e 'Nada', de Carmen Laforet
Aluno: Margareth dos Santos
Orientador: Valeria De Marco
Data da Defesa: 18/04/2006


Locus e ecos da ética libertária - a novela ideal e a propaganda anarquista espanhola
Aluno: Ivan Rodrigues Martin
Orientador: Valeria De Marco
Data da Defesa: 29/03/2006

2005

 

La crítica de la modernidad en Grande Sertão: Veredas y Los Pasos Perdidos
Aluno: Francisco Ernesto Zaragoza Zaldivar
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 07/11/2005

 

Transculturação narrativa: seu percurso na obra crítica de Ángel Rama
Aluno: Roselí Barros Cunha
Orientador: Mario Miguel González
Coorientador: Ana Cecilia Arias Olmos
Data da Defesa: 19/09/2005

 

A evolução do iberismo de Juan Valera a partir da sua cena de enunciação
Aluno: Rodrigo Vasconcelos Machado
Orientador: Maria de la Concepción Piñero Valverde
Data da Defesa: 01/09/2005

 

Palabras que se abren en territorios. Dimensiones del tiempoespacio en la poética de Julio Cortázar
Aluno: Marisa Alicia Montrucchio
Orientador: Ana Cecilia Arias Olmos
Data da Defesa: 24/08/2005

 

Rehacer y resistir: el proceso de escritura de Operación masacre de Rodolfo Walsh
Aluno: Graciela Alicia Foglia
Orientador: Valeria De Marco
Data da Defesa: 12/08/2005

 

O lugar do esperpento: Valle-Inclán como encenador no contexto do teatro moderno europeu
Aluno: Joyce Rodrigues Ferraz Infante
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 01/04/2005

 

A teatralização retórica dos autos sacramentos mitológicos de Calderón - El divino Orfeo, Andrómeda y Perseo
Aluno: Claudio Bazzoni
Orientador: Maria Augusta da Costa Vieira
Data da Defesa: 15/03/2005

2004

 

Descubrir a un escritor: Piglia y el secreto
Aluno: Susana Ines Gonzalez
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 24/11/2004


O prisma e a espiral: a poética de Tomás Eloy Martínez em 'La novela de Perón' e 'Santa Evita'
Aluno: Cristine Fickelscherer de Mattos
Orientador: Maria Augusta da Costa Vieira
Coorientador: Ana Cecilia Arias Olmos
Data da Defesa: 01/10/2004


O exílio procaz: Gombrowicz pela Argentina
Aluno: Pablo Fernando Gasparini
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 04/03/2004

2003

 

La testimonio, Roque Dalton y la representación de la catástrofe
Aluno: Rhina Landos Martinez André
Orientador: Valeria De Marco
Data da Defesa: 17/03/2003


 

Jorge Luis Borges e Mário de Andrade: poesia e imaginário urbano
Aluno: Ronaldo Assunção
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 07/01/2003

2002

 

O espelho fragmentado: a construção crítica da história em 'Terra Nostra' de Carlos Fuentes
Aluno: Ana Lucia Trevisan Pelegrino
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 12/12/2002


 

Cuerpo e ideología en la teatralidad de Nelson Rodrigues y Virgilio Piñera. Sus relaciones con el campo intelectual y la escena
Aluno: Guillermo Gustavo Loyola Ruiz
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 09/09/2002

2001

 

Mário de Andrade y la Argentina
Aluno: Patricia Maria Artundo
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 16/10/2001


Imagens Eloqüentes. A escritura plástica de poetas e artistas latino-americanos
Aluno: Gênese Andrade da Silva
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 15/10/2001


Un Dibujo del Mundo: la Revista 'Orígenes'
Aluno: Adriana Kanzepolsky
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 27/04/2001


Insumisión y subjetividad en la obra ensayístico poética de Néstor Perlongher. Interferencias entre Brasil y Argentina en los años 80
Aluno: Adrián Esteban Cangi
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 05/04/2001

2000

 

Raíces medievales de las crônicas coloniales españolas: las 'Relaciones' del rio Amazonas
Aluno: Elsa Otilia Heufemann Barria
Orientador: Maria de la Concepción Piñero Valverde
Data da Defesa: 01/12/2000


Revistas culturales de la transición: prácticas políticas y estrategias de intervención cultural. Una lectura comparada de Punto de Vista y Novos Estudos Cebrap
Aluno: Ana Cecilia Arias Olmos
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 28/08/2000


Feminismo e Gênero na Prosa de Gabriela Mistral
Aluno: Julio Aldinger Dalloz
Orientador: Maria Lidia Enriqueta Neghme Echeverria
Data da Defesa: 19/05/2000

1998 - 1987

 

1998

Gabriela Mistral e Poema de Chile
Aluno: Sandra Trabucco Valenzuela
Orientador: Maria Lidia Enriqueta Neghme Echeverria
Data da Defesa: 25/09/1998

 

1997

Máquinas, corpos, cartas: imaginário da Guerra do Paraguai
Aluno: Alai Garcia Diniz
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 01/10/1997

Destru(r) ir (Riso e Vozes Múltiplas em Jaguar en Ilamas, Arturo Arias)
Aluno: Márcia Paraquett Fernandes
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 26/09/1997

Quem Tem Medo de Valle - Incalin? Forma e Ideologia nos Bastidores da Cena Espanhola Contemporânea
Aluno: Rubia Prates Goldoni
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 03/06/1997

Contar/Contar-se: Ficção Feita de Histórias e História
Aluno: Livia Maria de Freitas Reis Teixeira
Orientador: Maria Lidia Enriqueta Neghme Echeverria
Data da Defesa: 25/04/1997


1996

Guerra Del Pacifico: Literatura e Historias de la Nación
Aluno: Laura Janina Hosiasson
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 11/10/1996

O DIALOGO IMPOSSIVEL (A FICCAO DE MIGUEL DELIBES COMO REPRESENTACAO DA SOCIEDADE ESPANHOLA NO FRANQUISMO)
Aluno: Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 09/08/1996

 

1995

LOPE DE AGUIRRE: DA HISTORIA PARA A LITERATURA
Aluno: Antonio Roberto Esteves
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 11/08/1995

 

CARLITOS: A PARODIA GESTUAL DO HEROI
Aluno: Suely Reis Pinheiro
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 27/04/1995


TRAS LAS HUELLAS DEL CAZADOR: IMAGINARIOS SOCIALES EN LAS NOVELAS DE HAROLDO CONTI
Aluno: Graciela Ines Ravetti de Gomez
Orientador: Maria Lidia Enriqueta Neghme Echeverria
Data da Defesa: 20/04/1995


1993

KITSCH E CULTURA DE MASSA NA AMERICA LATINA: A NARRATIVA LATINO-AMERICANA DOS ANOS 70-80
Aluno: Lidia do Valle Santos
Orientador: Irlemar Chiampi
Data da Defesa: 12/05/1993

O DITO INTERDITO DE VIRGILIO PINERA
Aluno: Maria Teresa Cristofani de Souza Barreto
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 30/04/1993

OBLIQUIDADES DO ENGENHOSO CAVALEIRO DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - AUTO REFERENCIALIDADE TEXTUAL E CONSTRUCAO DA PERSONAGEM
Aluno: Maria Augusta da Costa Vieira
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 12/03/1993

ALICIA GHIRAGOSSIAN: UMA ARMENIA NA AMERICA
Aluno: Sosse Amiralian
Orientador: Maria Lidia Enriqueta Neghme Echeverria
Data da Defesa: 07/01/1993


1992

AS HISTORIAS DA HISTORIA - RETRATOS LITERARIOS DE CRISTOVAO COLOMBO
Aluno: Heloísa Costa Milton
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 14/12/1992


O MARAVILHOSO NO TEATRO DE CALDERON DE LA BARCA - SONHOS, VISOES E APARICOES.
Aluno: Lygia Rodrigues Vianna Peres
Orientador: Mario Miguel González
Data da Defesa: 27/11/1992


BORGES EM PESSOA; UM CONFRONTO DE FICCOES
Aluno: Vera Mascarenhas de Campos
Orientador: Jorge Schwartz
Data da Defesa: 23/10/1992


1991

O DESENGANO BARROCO EM CAVIEDES E GREGORIO DE MATOS
Aluno: Maria de Lourdes Gasques Falcoski
Orientador: Irlemar Chiampi
Data da Defesa: 17/05/1991


1987

PRODUCCION INTELECTUAL Y CRITICA LITERARIA EN AMERICA LATINA (CONTRIBUCION AL ESTUDIO INTELECTUAL LATINO AMERICANA)
Aluno: Agustin Jose Martinez Antonini
Orientador: Irlemar Chiampi
Data da Defesa: 04/12/1987